segunda-feira, 24 de março de 2014

Os sentimentos dos bebês (?)

Oiii Meninas,


Estava lendo alguns posts de quando ele era bem pititico e me lembrando do quanto foi difícil nossa adaptação no começo. Do quanto ele chorava e do quanto eu demorava pra entender o que ele queria.
Mas tambem do quanto era mais fácil descobrir qual era a necessidade dele, já que geralmente eram bem poucas as opções: Sono, Fome, Frio/Calor, Dor, Sujeira, Apego.

No começo era um choro só, e a gente ia meio que por exclusão : ´´ahh ele mamou há 15 minutos, então fome não é. Está com uma roupa adequada à temperatura, então não é frio/calor. Acordou a pouco tempo e tinha dormido bastante, não é sono. Sobram dor, sujeira e apego. Fralda limpa, descartamos. Enfim, ficam dor e apego. dou colo, beijinho e carinho, se passar era apego, se não, provavelmente alguma dor..``. Parece complicado mas conforme vamos pegando prática até o choro se diferencia. Com um mês, um mês e meio já somos P.H.d em diferenciar os ´´sentimentos`´ e necessidades do baby.

Mas, é bem o que dizem, conforme vamos ficando craques o grau de dificuldade vai aumentando. Conforme eles vão interagindo e ficando mais fofos, as necessidades e os ´´sentimentos`` vão mudando. Hoje já consigo distinguir novas emoções no Anthony e confesso que têm sido difícil lidar com algumas delas. Por exemplo o tédio. Anthony é um bebê que fica entediado muito fácil. A gente dá um brinquedo ele pega, morde, baba e joga no chão. Aliás, ele aprendeu que jogar as coisas no chão pode ser mais divertido do que realmente brincar com elas. Ele joga o brinquedo/objeto com uma cara de deboche gente, que vocês não tem idéia. Tipo ´´ah isso não presta, não quero mais`` e joga. Simples assim. Aí começa a resmungar, reclamar no bebezês dele (ele fala nei-nei-neiiin quando tá entediado!) e a mãe tem que ir arranjar outra coisa pra ele brincar, ficamos nessa ad infinitum...

Aí a mãe, super anti-televisão resolve pagar a língua e tentar pôr o guri pra assistir desenho. Discovery Kids em ação e...não adianta. Ele não gosta. Olha por 5 segundos e volta a reclamar. Já apelei pra tal galinha milagrosa mas lá em casa nem ela resolveu Braseeel. Peppa pig, Doki, nada! Simples assim, ele não curte tv. No fundo dá um baita orgulho nessa mãe aqui, pq né? não quero um filho dependente da telona e como não fico muito tempo com ele (=/) prefiro brincar, mas sabe aqueles 5 segundos que você PRECISA ir ao banheiro ou lavar uma louça já que não tem mais nem copo limpo pra beber água? pois é...

Então lá vamos nós mostrar os peixinhos ( temos um aquário grande em casa), ele gosta, mas nada assim que dure mais que 3 minutos...e seguimos à caça de algo pro Anthony se distrair. Compramos um tatame (aqueles tapetes de E.V.A. colorido sabe?) e ele curte ficar lá, mas nada mais que 15 minutos e ainda assim com vários brinquedos. Vamos na rede, brincamos de serra-serra-serrador (quem sabe?) faço coceguinhas, brinco de cadê o Anthony? achooou..e tipo, passou meia hora! Sério gente, tem hora que não tenho mais o que fazer e o guri tá lá soltando seus entediados nei-nei-neiiins!

Como se só o tédio não bastasse, tambem estamos tendo que lidar com a raiva. Não sei se essa é a palavra certa pra se usar com um bebê de 6 meses, mas foi o que chegou mais perto do que acontece. Vou dar um exemplo: Anthony quer mamar. A mãe pega ele no colo, deita ele sobre as pernas enquanto abre o sutiã de amamentação e põe o peito pra fora. Nesses 3 segundos de espera ele começa a gritar. De raiva sabe? é um choro de brabeza, e quando finalmente vai pro peito chupa com MUITA força, como se fosse um ´´viu? vê se dá próxima vez não demora tanto!``. E essa situação se repete algumas vezes, tipo quando ele está sentado no cadeirão e eu estou terminando de arrumar a comidinha dele, ou estou esfriando, ou colocando mais na colher, qualquer coisa que o faça ter que esperar. Ele berra, grita, fica vermelho, aí abre a boca e pára quando a colher está a caminho do bocão. Talvez seja um pouco de ansiedade  e não raiva mas sério, eu não sei direito como agir. Tento agir normalmente, para mostrar que essa atitude não vai ter o resultado que ele espera, mas não sei até que ponto ele entende o que está acontecendo. Como faz para educar um bebê de 6 meses?

Outro sentimento que tem aflorado bastante nele é a curiosidade. O menino quer pegar tudo, olhar tudo, mexer em tudo. Aprendeu a arrancar meus brincos, enxerga qualquer mínima sarda que tenha em meu rosto/corpo, pára de mamar a qualquer barulho. Várias vezes fico lá com o peito jorrando no pescoço dele enquanto ele fica com a cabeça girando pra tudo quanto é lado. Qualquer barulho diferente, qualquer pessoa, cor, enfim, qualquer coisa que ele não esteja habituado é motivo para sua atenção, até, é claro, ele ficar entendiado com aquilo. (haha.)

E o mais difícil desses novos sentimentos, a saudade. Anthony já sabe demosntrar super bem quando têm saudade de mim. Nessa ultima semana que ele esteve com o Bruno (eu já tinha comentado no post anterior, que a creche entrou em greve e tals, hoje as aulas voltaram o/) ele ficou chato, super chorão e abatido. Não queria brincar com nada, passava muitas horas dormindo, e super manhoso. Quando ele me via era uma festa gente. O jeito que ele me olhava, o jeito que mamava, o jeito que me abraçava quando vinha pro meu colo. Era uma carinha de ´´não vai embora nunca mais tá?`` muito lindo. Estou escrevendo e chorando aqui. Como têm sido difícil pra mim meninas, quanto mais o tempo passa mais acho que não vou me adaptar nunca. Fomos tomar banho juntos no chuveiro, ele mamou durante o banho e dormiu, alí, com a água quentinha caindo, muito relaxado, muito gostoso. Até a noite ele dormiu melhor, parece que eu tinha ´´enchido o tanque`` dele de amor e atenção, e era disso que ele precisava. Ontem saí por 10 minutos pra ir buscar o carro no mecânico e deixei ele com a minha sogra. Ele super fez aquela carinha de tristeza, a mesma cara que fez hoje quando o deixei na creche. Ele não chega a chorar, e com certeza depois que eu saio elas (minha sogra/minha mãe/as tias da creche) entretêm ele com alguma outra coisa e ele fica bem, segundo elas, ele quase nem chora, mas no momento da despedida eu sei, eu vejo, eu sinto, a saudade dele. E isso quebra meu coração.


E vocês meninas, já tem percebido esses sentimentos/necessidades mais complexas em seus bebês? como lidam com isso?

Beeeijos nossos =)


9 comentários:

  1. Oi Jacky!
    Sinceramente ainda estou aprendendo a decifrar os choros da Alice. Os de fome e sono já tiro de letra rs agora os sentimentos sei lá, acho que ainda vou precisar de mais um tempinho ora identificar rs
    Brigada pelo seu comentário lá no post, fico aliviada em saber que td isso eh normal e passa!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Jacky do céu, juro por Deus que eu não mudaria uma vírgula deste post pra descrever os sentimentos do Davi!!! Com exceção da saudade, pois nunca me separei dele... o resto TUDO igualzinho, igualzinho!!! (e a gente que acha que nosso bebê é único!!!hahaaa... ta, sempre será pra gente) Eu ando só o pó da rabiola... o dia todo inventando coisa... E agora ele engatinhando pra todo canto, aliás, não se dá por contente e só quer ficar em pé se apoiando nos móveis, em tudo que ele pode.... mal começou engatinhar e só quer ficar em pé... Eu morro de tanta aflição... ele vive caindo... todo estabanado... Fico com o coração na mão!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu deus que fofuraa
    imagino mesmo que ele deve sentir esses sentimentos mesmo,
    agora o da saudade
    foi o que eu fiquei assim mais com dorzinha no coração, imagino mesmo que a mãe é tudo pra eles né
    bjãooooo

    ResponderExcluir
  4. Jacky Lorena ainda tem 2 meses e meio mas essa ansiedade ela já demonstra pq faz igualzinho na hora de mamar.
    Agora esse da saudade deve ser o mais difícil de lidar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, é isso mesmo, lidar com sentimentos já é difícil, imagina só quanto vem de alguém que não fala pra se expressar né??? O Lucas é bravo desde que nasceu, eu brinco que ele rosna pra gente, é quando a comida demora pra chegar na boca, é qnd a mamadeira demora pra ficar pronta, é qnd a gente faz "ataque beijoqueiro" (tipo o ataque suíno do Toy Story.. kkk), normalmente eu mantenho a calma e explico o porque da demora , se ele entende cada palavra eu não sei mas uma hora aquilo vai fazer sentido. O tédio tbm pega o menino aqui, e eu tbm tento explicar que niguém faz coisas o tempo todo, ok, nós mães fazemos, mas que ele tem que ter paciência. As pessoas acham que sou louca com as minhas conversas séria com o lucas, mas te digo, ele muda de postura em 70% das vezes, é mto engraçado!!

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha sééério que conversar resolve por aí Prii? Vou tentar com o Anthony, como vc disse, uma hora ele entende! haha..

      Beeeijos!

      Excluir
  6. Nossa, Jack, a Alice tá pbem parecida! Acho a coisa mais linda o neneneeeem q ela fala.
    mas aqui nao tem nada de saudade, ufa! Só de ler suas postagens me dá nó na garganta.

    Bjimmm

    ResponderExcluir
  7. Nossa.. Nem fale em tedio..
    Por aqui nao da 5 minutis e ja ta entediado no chao reclamando... E agora qdo ele quer pegar algo, ele fica de 4 e nao consegue alcançar, ainda nao sabe engatinhar, entao fica meeeega bravo!!
    Que bom que isso é normal por aí tb...

    ResponderExcluir
  8. Jacky, o meu tb fica entediado, bravo e saudoso... Quando chego do trabalho ele sacode as perninhas e sorri dizendo "Que alegria vc voltou"... é lindo de ver!
    Mas quando ta bravo tb reclama com choro, coça os olhos irritado,puxa cabelos é expert em puxar tufos de cabelo!!rs

    ResponderExcluir

Comeeenta!